LEITURA

Please reload

9 Dicas para ter uma ótima Conexão Via Rádio

1/2
Please reload

Perigo! Saiba Como se Proteger do Vírus Ransomware

March 21, 2017

As diversas funções do computador, seja no uso empresarial ou pessoal, fazem com que cada vez mais informações sejam geradas. Essas informações são armazenadas na forma de arquivos de documentos, fotos, áudios, vídeos e etc.

É fundamental proteger seus dados de programas maliciosos que podem “sequestrar” seu computador e exigir “resgates” em dinheiro para liberar novamente seus arquivos.

Esses arquivos são os principais alvos de ataques do vírus conhecido como Ransomware.

Todos os seus dados são bloqueadas até você pagar o resgate

 

Esse golpe é utilizado desde os anos 90, porém ficou mais popular recentemente com a criação das Criptomoedas, as BitCoins. Essa Moeda Virtual é utilizada como pagamento do “resgate”, pois são quase impossíveis de serem rastreadas, revelando a conta do criminoso, justamente por não possuírem um órgão regulamentador.

 

 

Como Funciona?

O processo de ataque Ransomware é dividido em 4 etapas: Invasão, Criptografia, Notificação e Resgate.

 

Invasão - Pelo método conhecido como Phishing (modificação da palavra em inglês fishing = pescaria), 

e-mails são enviados no nome de Lojas, Bancos e Empresas, contendo um link ou anexo que ao ser clicado realiza download do vírus no seu sistema. Além do Phishing, existem outras portas de entrada para o vírus infectar seu computador, como Spam por Redes Sociais, Links em Sites Duvidosos ou, até mesmo, acesso por pastas liberadas no computador.

Os e-mails falsos com Nomes de Lojas/Empresas enviados pelos criminosos são como “iscas”, contendo os links maliciosos em que você clicará e será infectado

 

 

Criptografia - Com o vírus já no sistema, todos os arquivos encontrados em discos conectados ao seu computador, e possivelmente, os que estiverem mapeados na rede, serão criptografados. Ou seja, uma chave será colocada em cada arquivo, onde apenas quem realizou o processo pode desfazê-lo.

Você não terá mais acesso as suas fotos, vídeos e documentos, estando bloqueados por uma senha que apenas o criminoso tem conhecimento

 

 

Notificação - O responsável pelo ataque entrará em contato com a vítima por SMS, e-mail ou mensagem em documento de texto no computador. A vítima será informada que o computador foi atacado e seus dados criptografados. Neste mesmo momento, será especificado o “resgate”. Geralmente, o criminoso responsável pelo ataque passa um link a ser acessado pelo navegador e explica, passo a passo, o que a vítima deve fazer para obter a senha que libertará seus dados. 

O recado é dado. Você deve pagar a quantia exigida pelo “resgate”

 

 

Resgate - O criminoso solicitará uma quantia em BitCoins pela senha e a vítima deve comprar a quantia (cotação atual de 1BitCoin = R$3.760,00) e realizar a transferência.

Tendo concluído a transferência pela Moeda Virtual BitCoin, o criminoso pode ou não liberar seus dados

 

 

Como se Proteger?

Após saber como o vírus ataca, conheça duas maneiras de proteger seus dados, assim a segurança deles é garantida mesmo que você seja infectado.

 

 

Backup em Dispositivos de Armazenamento - Faça uma cópia dos arquivos para um HD Externo, Pendrive, SSD ou CD/DVD, e logo em seguida desconecte o mesmo do computador. Esta é uma boa opção desde que os componentes citados sejam somente para guardar arquivos e que não fiquem conectados com o computador frequentemente. Entretanto, como ponto negativo, componentes externos estão sujeitos a problemas físicos e possuem um custo para serem adquiridos.

Dispositivos de armazenamento são ótimas opções para guardar seus dados com segurança

 

 

Antivírus - Um bom antivírus pode impedir que você baixe e execute programas duvidosos, assim o vírus não é capaz de entrar no seu computador. Entretanto, caso ele encontre alguma brecha e infecte seu sistema, seu anti vírus será desinstalado para permitir a criptografia dos dados.

Realize backups com frequência e mantenha seu sistema protegido com antivírus

 

 

Fique Atento!

A maior prevenção contra o vírus Ransomware é a precaução do usuário. Evite abrir Sites duvidosos e clicar em anexos de e-mails que sejam suspeitos, principalmente estando no Lixo Eletrônico.

Entretanto, não deixe de utilizar a Internet e tudo que ela pode lhe proporcionar.​ Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

 

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload

Please reload

DESTAQUES
RECENTES
SIGA
PROCURE POR TAGS
ARQUIVO
Informaremos você sobre novas áreas de cobertura, promoções, sorteios e novidades
NEWSLETTER
  • Facebook
Qualquer dúvida entre em contato conosco

Conteúdo escrito com S2 pela equipe Infoby Internet, empresa comprometida com 

soluções para Internet